Historia dos PCs

AnoPersonagemFeito Historico
1617John Napier Cria os logoritinos,posteriormente organizados

em escalas na regua de calculos
1623shickardDescobre a 1º maquina de calcular
mecanica
1644Blaise Pascal Aperfeiçoa a maquina de calcular de shickard
1671Leibiniz Idealiza uma maquina que efetuava multiplicaçao por somas repetidas
1677Leibiniz Fornece dados importantes para a posterior concretizaçao dos primeiro computadfores
1678Falcon Idealiza um sistema de tear,usando tabuas perfuradas e interligadas
1805Jacquard Realiza a ideia das tabuas perfuradas,porem em cartolima 

A primeira calculadora da história 

Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contém pequenas bolas que realizam a contagem.
Régua de Cálculo

Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, sendo a principal ferramenta de cálculo por muito tempo. Entretanto, os principais intelectuais da época do renascimento necessitavam descobrir maneiras mais eficientes de efetuar cálculos. Logo, em 1638, depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred , criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes. A base de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos, realizadas pelo escocês John Napier.
O mecanismo do William era consistido de um régua que já possuía uma boa quantidade de valores pré-calculados, organizados em forma que os resultados fossem acessados automaticamente. Uma espécie de ponteiro indicava o resultado do valor desejado.
Máquina de Pascal

1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado da primeira calculadora mecânica da história, a máquina de Pascal.
Seu funcionamento era baseado no uso de rodas interligadas, que giravam na realização dos cálculos. 
A ideia inicial de Pascal era desenvolver uma máquina que realizasse as quatro operações matemáticas básicas, o que não aconteceu na prática, pois ela era capaz apenas de somar e subtrair. Por esse motivo, ela não foi muito bem acolhida na época.

Em 1671, Gottfried Leibnitz (na Alemanha), inventou uma máquina baseada nos princípios da Pascalina, e que efetuava cálculos de divisão e multiplicação
Calculadora de Leibniz – 1673 

Já em 1804, novamente na França, Joseph Marie Jacquard, começou a utilizar cartões perfurados, que eram utilizados para controlar as máquinas de tear, com a finalizade de torna-las automáticas para a época.
Tear de Jacquard - 1804
Em meados de 1822, um cientista inglês chamado  , Charles Babbage, desenvolveu uma máquina diferencial, que fazia cálculos com funções trigonométricas e logaritmos, essa máquina, utilizava os cartões de Jacquard.
Máquina Diferencial - 1822
Projetada para produzir tabelas matemáticas
 
Alguns anos depois em 1834, Charles Babbage, desenvolveu uma outra máquina que era capaz de executar as operações básicas, somar, subtrair, multiplicar e dividir, e também essa máquina era capaz de armazenar dados em uma memória (com 1000 números de 50 dígitos) além de imprimir os resultados. Mas a máquina ainda não estava concluída, a conclusão, só alguns anos após sua morte ela pode ser concluída. Esta foi  a base utilizada para para a estrutura dos computadores utilizados atualmente, isso fez com que Charles Babbage fosse considerado como o "Pai do Computador".
Máquina Analítica – 1834

O Início da Era da Computação
 Já no ano de 1890, época do censo dos EUA, Hermann Hollerith percebeu que só conseguiria terminar de apurar os dados do censo quando já seria o tempo de se efetuar novo censo (1900). Então aperfeiçoou os cartões perfurados (aqueles utilizados por Jacquard) e inventou máquinas para manipulá-los, conseguindo com isso obter os resultados em tempo recorde, isto é, 3 anos depois.
Tabulador de Hollerith - 1890
Tabulava estatísticas com Cartões Perfurados

Em função dos resultados obtidos, Hollerith, em 1896, fundou uma companhia chamada TMC - Tabulation Machine Company, vindo esta a se associar, em 1914 com duas outras pequenas empresas, formando a Computing Tabulation Recording Company vindo a se tornar, em 1924, a tão conhecida IBM - Internacional Business Machine.
Em 1930, os cientistas começaram a progredir nas invenções de máquinas complexas, sendo que o Analisador Diferencial de Vannevar Bush anuncia a moderna era do computador. Em 1936, Allan Turing publica um artigo sobre "Números Computáveis" e Claude Shannon demonstra numa tese a conexão entre lógica simbólica e circuitos elétricos. Em 1937, George Stibitz constrói em sua mesa de cozinha um "Somador Binário".
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial houve a necessidade de se projetar máquinas capazes de executar cálculos balísticos com rapidez e precisão para serem utilizadas na indústria bélica.
Com isso surgiu, em 1944, o primeiro computador eletromecânico (construído na Universidade de Harvard, pela equipe do professor H. Aiken e com a ajuda financeira da IBM, que investiu US$ 500.000,00 no projeto), possuía o nome de MARK I, era controlado por programa e usava o sistema decimal. Tinha cerca de 15 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, era envolvido por uma caixa de vidro e de aço inoxidável brilhante e possuía as seguintes características:
  • 760.000 peças
  • 800 km de fios
  • 420 interruptores para controle
  • realizava uma soma em 0,3 s
  • realizava uma multiplicação em 0,4 s
  • e uma divisão em cerca de 10 s
Mark I - 1943
com seus 420 interruptores que eram ajustados manualmente
para que os valores fossem introduzidos
O MARK I prestou seus serviços de matemática na Universidade de Harvard por 16 anos completos, apesar de não ter feito muito sucesso, pois já era obsoleto antes mesmo de ser construído, sendo que em 1941, Konrad Zuse, na Alemanha, já estava criando modelos de teste: Z1 e Z2, sendo que logo após completou um computador operacional (Z3), que consistia de um dispositivo controlado por programa e baseado no sistema binário e que era muito menor e de construção bem mais barata do que o MARK I. 

Os computadores Z3 e logo a seguir o Z4, eram utilizados na solução de problemas de engenharia de aeronaves e projetos de mísseis, sendo que Zuze também construiu vários outros computadores para fins especiais, mas não teve muito apoio do governo Alemão, pois Hitler, na época mandou embargar todas as pesquisas científicas, excetos as de curto prazo, sendo que o projeto de Zuze levaria cerca de 2 anos para ser concluído. Umas das principais aplicações da máquinas de Zuze era quebrar os códigos secretos que os ingleses usavam para se comunicar com os comandantes no campo.
 Em breve a continuação do assunto sobre a evolução dos computadores  
Aguardem !!!