quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Gamers ajudam cientistas na luta contra a Aids

Em três semanas, o grupo de jogadores conseguiu resolver problema que já durava uma década

Um grupo de gamers levou três semanas para resolver um problema de biologia molecular, através de um jogo sobre constituição e funcionamento de proteínas. O game que é chamado de Foldit foi desenvolvido pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos.
Os jogadores conseguiram decifrar uma enzima de um vírus semelhante ao da AIDS, que acometia um macaco. Desta forma, eles ajudaram cientistas a descobrirem a estrutura de uma enzima, em um problema que fazia uma década que não era solucionado.


O game está disponível para Windows, Linux e Mac. Através dele, os jogadores manipulam aminoácidos que formam proteínas para construírem novos compostos, auxiliando em novas descobertas no tratamento de doenças como Aids, Alzheimer e câncer.
Foi um cientista polonês que teve a iniciativa de transferir o problema para o jogo, já que ele acreditava que a "intuição humana" superaria o computador para descobrir o modelo da enzima. O próximo desafio dos usuários do Foldit será trabalhar em idéias para o uso de viáveis bicombustíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário