segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Investigadores aumentam drasticamente autonomia de telemóveis

No que toca à autonomia dos nossos dispositivos móveis e ao aumento da mesma, há, basicamente, duas opções: ou aumentamos a capacidade da bateria ou reduzimos o consumo energético.
Aalto Smartphone Autonomia
Ultimamente as baterias têm vindo a aumentar de capacidade mas também o consumo, com processadores mais gulosos assim como com ecrãs cada vez maiores. No entanto, parece ainda haver truques possíveis para termos mais umas horas de utilização.



Investigadores da universidade finlandesa de Aalto levaram a cabo algumas experiências e os resultados são bem promissores. Olhando para as ligações 3G dos nossos smartphones, estes senhores decidiram “pensar ao contrário” e experimentaram enviar os dados em rajada em vez de ter um fluxo contínuo de dados.
A quantidade de informação transmitida é a mesma mas de forma diferente. Actualmente uma ligação 3G está constantemente activa transmitindo e recebendo dados de forma contínua e aos poucos de cada vez. Aqui a questão é outra: agrupa-se os dados em pacotes maiores e manda-se tudo de uma vez, colocando o receptor 3G em repouso entre cada rajada.
Aalto Smartphone Autonomia
O resultado? Nada mais nada menos do que o aumento em 74% da autonomia! Impressionante… Ou seja: se o vosso smartphone aguenta o dia todo (vamos contar 24 horas) com o 3G ligado, com esta solução poderia durar praticamente 18 horas a mais.
Infelizmente não há indicação de quando poderemos ter acesso na prática ao resultado destas experiências mas não deixa de ser uma luz ao fundo do túnel para todos os que se queixam da falta de autonomia dos telefones modernos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário