quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Malware para plataforma Android cresce 472%

Uma pesquisa sobre segurança digital apontou que o número de malware para aparelhos com sistema Android cresceu 472% desde julho de 2011.
Segundo a pesquisa, desenvolvida pela empresa Juniper Global Threat Center, o principal problema de segurança para os dispositivos dessa plataforma são os aplicativos maliciosos criados especificamente para o Android.
De acordo com o estudo, entre junho de 2009 e junho de 2010 a quantidade de aplicativos maliciosos desenvolvidos para Android cresceu 250%. Porém, somente de julho deste ano até o mês atual o aumento registrado foi de 472%.

 Dentre esses malware, 55% são spywares (que roubam informações do dispositivo), e os outros 45% seriam trojans via SMS, que enviam mensagens de texto sem a autorização do usuário.

Entre as falhas apontadas pela empresa para este cenário está o fato do Google não ter uma política tão restritiva para a publicação de aplicativos em sua loja (ao contrário do que ocorre com a Apple, por exemplo, que aprova cada solicitação de app), bem como a alta fragmentação da plataforma e a falta de uma estrutura própria para atualizações do sistema.

Pela pesquisa, quase 90% dos dispositivos Android estariam vulneráveis a ataques devido às falhas citadas e, por conta disso, criminosos preferem explorar golpes especificamente contra aparelhos desta plataforma.

http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/malware-para-plataforma-android-cresce-472-17112011-18.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário