quinta-feira, 13 de outubro de 2011

AMD lança nova família de processadores topo de linha

Bulldozer apresenta bom desempenho em multitarefa, mas deixa a desejar em tarefas para núcleo único

A vida da AMD não tem sido fácil, trocas de CEO, demora para integrar a ATI, e um plano de desenvolvimento radical e preciso da rival Intel. 2011 teve dois grandes lançamentos, o Bobcat (linha C e E) para netbooks e máquinas mais simples e o Llano (linha A) para máquinas intermediárias. Apesar do sucesso dos produtos, o lançamento mais aguardado era o que ficou para o final, o novo topo de linha da empresa, o Bulldozer, que foi lançado oficialmente ontem.Vendido sob o nome FX, o modelo apresenta um projeto radicalmente novo, baseado em módulos, cada módulo contém o equivalente a 2 núcleos tradicionais. O carro chefe da família, o FX-8150 por exemplo, contém quatro módulos e é vendido como um processador de oito núcleos.
Bulldozer
Pelos testes iniciais, a quantidade de núcleos ajuda o processador em programas otimizados para multiprocessamento, com um desempenho pouco abaixo ao do Core i7-2500K. No entanto, em programas - e principalmente jogos - que não aproveitam muitos núcleos, o FX-8150 fica para trás até mesmo de modelos da família Phenom II.
O motivo do desempenho baixo em tarefas mais comuns aos usuários domésticos pode estar no fato do projeto ter priorizado o desempenho em máquinas profissionais e servidores. Outra possibilidade está nos problemas encontrados pela fabricante do chip - a Global Foundries - no processo de produção.
Por outro lado, a boa notícia para quem gosta da marca - ou torce para que ela ofereça alguma concorrência à Intel - é que o cronograma de lançamentos para o ano que vem continua agressivo, começando por uma versão de quatro núcleos do Bulldozer com processador de vídeo Radeon integrado, mas até lá é provável que a Intel lance sua nova geração de processadores também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário