domingo, 9 de outubro de 2011

A Fórmula 1 dos computadores: é puro desempenho!


 Ronaldo Buassali, um dos 10 maiores overclockers do mundo, é o novo colunista do olhardigital e comenta as novidades do mundo do hardware

Um dos grandes apelos da indústria de computadores é a possibilidade da maximização de sua performance - uma atividade conhecida por "Overclocking". O Overclocking é a arte de se aumentar o desempenho das máquinas através da alteração das frequências de operação dos componentes.

Isto pode ser obtido de diversas maneiras e também em vários níveis. Algumas pessoas devem perguntar: "qual a importância disso?", ou, "para que isto pode ser usado?". A resposta que tenho a estas perguntas é bastante abrangente pois, atualmente, existem muitos nichos de usuários que se encaixam no perfil do "overclocker" (praticante do overclocking). Podemos, por exemplo, citar os gamers: para essa turma, a melhora da performance de sua máquina pode ser a diferença entre ter um game com uma jogabilidade deficiente ou com uma boa fluidez. Muitas vezes, a simples realização do overclock pode levar a máquina a proporcionar sua utilização com muito melhor qualidade, como que num passe de mágica.

Em alguns casos, profissionais também podem deixar suas máquinas mais produtivas. Isso os leva, às vezes, a ganhar muitas horas de trabalho, o que pode ser facilmente verificado nos meios de engenharia, produção, edição e renderização de vídeos, onde esta melhora frequentemente é traduzida em benefício econômico.

Outros utilizam o overclocking socialmente, em compartilhamento de poder computacional - os chamados "Folding Teams". Esse compartilhamento pode servir para estudos de novas curas, alimentos, desenvolvimento de proteínas e outros, mas, por vezes, esses trabalhos só conseguem ser executados dentro de seu prazo se a máquina estiver "overclockada".

Outra prática notável do Overclocking - e talvez a mais utilizada - trata-se da que se refere ao custo x benefício da máquina. Um usuário comum, com um valor menor, consegue obter uma máquina mais rápida e poderosa do que outra que custaria um valor bem mais elevado, com simples alteração de parâmetros e/ou componentes básicos do computador.

Por último, temos o Overclocking Esportivo, ou seja, aquele que quer simplesmente extrair o máximo de sua máquina dentro das condições que lhe atendem. Entusiastas de vários níveis buscam constantemente a melhora da performance de seus sistemas.

Este trabalho inicia-se, geralmente, com o próprio computador, da forma como ele foi montado. A partir de então, vamos aprimorando a máquina com a alteração de componentes e sistemas de refrigeração para que, desta forma, e cada vez mais, o usuário consiga melhorar os seus resultados.

Em última instância, temos o Overclocking Extremo, que necessita de muito maior conhecimento técnico, e cuja dimensão através do mundo é por demais glamourosa. Poderíamos fazer uma analogia do overclocking extremo com a "Formula 1 dos computadores". Um carro está para um F1, assim como um computador normal está para um PC preparado para "Over Extremo" (denominado carinhosamente pelos praticantes como OCX).

Neste segmento, podemos verificar curiosidades como modificações de circuitos, modificação dos sistemas de isolação e refrigeração com meios exóticos como nitrogênio líquido. Aqui, neste espaço, falaremos sobre tudo isso. Trarei dicas sobre como melhorar o seu computador, como deixá-lo mais rápido (sem que, com isso, você corra o risco de queimá-lo!), além de comentar curiosidades do mundo do hardware. Seja bem vindo!

Caso tenha alguma sugestão de tema a ser tratado aqui, fique à vontade para deixar nos comentários. Terei imenso prazer em comentar, sempre que possível. E, abaixo, está um vídeo gravado pelo próprio Olhar Digital em um evento brasileiro, e que mostra como é o meu dia a dia nessa busca por novos recordes mundiais.

* Para mais informações sobre a atividade do Overclocking, acesse o fórum www.hardwarebr.com


http://olhardigital.uol.com.br/colunistas/ronaldo_buassali_rbuass/post/a_formula_1_dos_computadores_e_puro_desempenho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário