domingo, 16 de outubro de 2011

Universidade desenvolve simulador de universo mais preciso do mundo

O simulado pode dar aos astrônomos uma visão detalhada sobre as galáxias mais distantes vistas pelos telescópios.

Pesquisadores da Universidade de Santa Cruz, na California, empregaram um supercomputador da NASA para construir a simulação de universo mais precisa já criada. Com um custo de seis milhões de horas consumindo o CPU do supercomputador de “Pleiades”, o Bolshoi Universe Simulation é o replicador da evolução da estrutura cosmológica universal com o maior nível de detalhes da atualidade.

O projeto levou quatro anos para ser concluído e seu objetivo é fornecer aos astrônomos de todo o mundo um novo “mapa” para guiar as observações espaciais, fornecendo descrições das galáxias mais distantes que os telescópios podem detectar. A palavra “Bolshoi” vem do russo, e significa “Grande”.

O simulador também pode ajudar a esclarecer os mistérios sobre a “energia escura”, uma energia misteriosa que acredita-se ser a principal responsável pela atual expansão do universo. Um dos principais artefatos utilizados na criação do simulador é o mapa gerado pela sonda “Wmap”, enviada ao espaço em uma missão da NASA há mais de 10 anos atrás.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/13920-universidade-desenvolve-simulador-de-universo-mais-preciso-do-mundo.htm#ixzz1ayQZ3WBv

Um comentário:

  1. Boa, realmente espero que daqui a algum tempo essa "matéria escura" possua, ao menos, um traço de explicação.

    ResponderExcluir